Diga não ao excesso de sódio no organismo!

A hipertensão arterial sistêmica, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que acomete aproximadamente 35% da população brasileira, incluindo crianças e jovens. Ela é causada por stress, obesidade, tabagismo, sedentarismo e alimentação desequilibrada.

Em relação à alimentação, um dos principais problemas é o excesso de sódio, presente no sal numa proporção de 40%. Ao ingerirmos 1g de sal de cozinha, são nada menos que 400mg de sódio em nosso organismo. Muita coisa, né?

O sal faz parte da nossa rotina e o organismo necessita de sódio para realizar diversas funções, mas será que precisamos de tanto? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo de até 2g de sódio e 5g de sal ao dia, mas a população brasileira consome 12g, mais que o dobro!

ervas02_

E o problema não está apenas no sal que colocamos na comida, e sim o sódio que não enxergamos. Ele está em produtos industrializados como macarrão instantâneo, salgadinho, biscoito, presunto, tempero em pó e alimentos congelados. O macarrão instantâneo, por exemplo, possui 2,9g de sal e, se adicionarmos o tempero que acompanha, passa para 6,8g!
Já os temperos prontos em sachês e em cubinhos, como caldo de legumes e de carne, possuem de 2 a 3g de sal. Como eles têm substâncias que estimulam o paladar e viciam o organismo, a dica é retirá-los aos poucos.

Comecem experimentando temperos naturais como alho, cebola, louro, manjericão, orégano e tomilho. Além de muito sabor, eles vão enriquecer e muito os níveis nutricionais do prato.

ervas_

Lembrem-se também de ler os rótulos antes de fazer suas compras! Se a quantidade de sódio for maior que 400mg ou o sal aparecer como primeiro ingrediente da lista, faça outra escolha! Eles possuem o sal como principal ingrediente

Preparei uma receita especial para substituir o seu sal de cozinha, experimentem!

Sal de Ervas:

Ingredientes: 1 col. sopa de alecrim desidratado; 1 col. sopa de manjericão desidratado; 1 col. sopa de orégano desidratado; 3 col. sopa de louro; 1 col. sopa de sal.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador; Guarde em um pote de vidro com tampa e pronto!

ass_pd_paola

1 Response

  1. Ana Paula

    Muito obrigada, vou fazer hoje mesmo!! Só uma pergunta: as ervas têm data de validade? Por quanto tempo posso guardar esse sal de ervas? Mais uma vez, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada!Ana

Leave a Reply