Entenda mais sobre o câncer de próstata e como prevení-lo

Pra quem não sabe, a próstata é uma glândula que só o homem tem, localizada na parte baixa do abdômen. Ela é responsável por parte de produção do sêmen.

Aqui no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perde apenas para câncer de pele não-melanoma. No mundo, é o sexto tipo mais comum, o que representa aproximadamente 10% do total de cânceres.

A idade é um fator de risco importante para contraí-lo, uma vez que tanto a incidência, quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmãos com casos de câncer de próstata antes dos 60 anos aumenta o risco de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, refletindo tanto fatores genéticos (hereditários), quanto em hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Para o nosso alívio, está comprovado que a nutrição funcional pode diminuir os riscos do câncer de próstata. Uma vez detectado por exames de genética que o homem tem uma determinada propensão à doença, recomendam-se dietas com menos gordura – principalmente as de origem animal -, rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

post_novazul_01 Hábitos saudáveis também impulsionam a prevenção: fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Estudos que envolvem a utilização de alguns alimentos e bioativos específicos como a romã, chá verde, brócolis, açafrão, linhaça, licopeno, selênio e coenzima Q10 estão em desenvolvimento e têm demonstrado efeitos benéficos não só na prevenção, como no tratamento da doença.

post_novazul_
Por uma vida mais saudável hoje para vivermos sem sofrimento amanhã!
(Cancer Causes Control (2015) 26:1521–1550).

Âssinatura Camila

Leave a Reply