Causas e Prevenção ao Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo mundo e nos últimos 40 anos, o índice em países desenvolvidos aumentou para 85%, enquanto nos países em desenvolvimento, permanece entre 50% e 60%.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença variam entre propensão genética, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário.

As taxas de mortalidade seguem elevadas em nosso país, provavelmente pela doença ainda ser diagnosticada em estágios avançados. Por isso é tão importante examinarmos a nós mesmas com regularidade. Apesar de ser considerado um câncer de bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, usando ainda a funcionalidade dos alimentos para cada caso, as chances de cura aumentam consideravelmente.

Outra boa notícia é que 30% dos casos podem ser evitados com medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e consequentemente, a manutenção do peso ideal. Além disso, amamentação também é considerada um fator protetor.

E a nutrição ganha destaque na prevenção através dos agentes quimiopreventivos encontrados nos alimentos funcionais com múltiplos mecanismos de ação, que bloqueiam a carcinogênese. Os ácidos graxos poliinsaturado ômega 3 (n-3) – presentes no óleo de peixe, sardinha, arenque, salmão, chia e linhaça -, fibras, algumas vitaminas e minerais, e os fitoquímicos ganham destaque neste quesito!

Mais consciência corporal e menos riscos para a população feminina!

Âssinatura Camila

Leave a Reply