Coenzima Q10

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é essencial para a produção de energia no organismo, melhorando a disposição e aumentando o pique para as atividades do dia a dia. É um nutriente chave para aumentar a tolerância de idosos e sedentários à atividade física e melhorar a performance dos atletas. Além de ser importante para a formação de ATP, principal fonte de energia celular, é necessária para o uso eficiente de oxigênio. É capaz de reduzir o dano potencial de radicais livres, atuando como antioxidante por si só e ainda, regenerando a forma oxidada da vitamina E, prevenindo assim o envelhecimento precoce. Tem a capacidade de detoxificar o organismo frente ao acúmulo de poluentes, ao excesso de corantes e conservantes alimentares, e ao uso indiscriminado de medicamentos. Como se não bastasse, a coenzima Q10 estimula o sistema imunológico, melhorando a produção de anticorpos e aumentando a resistência não só à gripes e resfriados mas às infecções de modo geral.

Para desfrutar de todos estes benefícios basta incluir na alimentação as fontes de Coenzima Q10: peixes como sardinha e cavala, nozes, grãos de soja, feijão azuki, gergelim, espinafre, cogumelos frescos, brócolis e damasco.

Mas é importante ficar atento! A maior biodisponibilidade da coenzima Q10 ocorre quando associamos seu alimento fonte à uma gordurinha do bem, portanto não se esqueça de acrescentar ao final da preparação um fio de azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, linhaça, gergelim ou macadâmia.

 

RECEITINHA

Ingredientes:

1 xícara de folhas frescas de espinafre

2 folhas de repolho roxo

3 folhas de chicória frisè

3 folhas de rúcula

3 folhas de radichio

4 floretes de brócolis americano

5 cogumelos do tipo portobello

6 unidades de damasco

8 unidades de noz pecã

1 fio de óleo de gergelim

1 pitada de flor de sal

 

Modo de Preparo:

Prepare os cogumelos junto aos floretes de brócolis ao vapor. Reserve. Junte todas as folhas, misturando levemente para que as cores fiquem bem distribuídas. Vá acrescentando os damascos, as nozes, o brócolis e os cogumelos sobre as folhas. Finalize com o óleo de gergelim e a flor de sal. Sirva em seguida.

 

 

Por Thais Branquinho,

Nutricionista da Clínica Patrícia Davidson Haiat

CRN 08100116

Leave a Reply