Recomendações nutricionais para jogar vôlei

Além da rotina de treinamentos, a dieta equilibrada dos jogadores de vôlei é extremamente importante, já que o esporte requer força, flexibilidade e agilidade.

De todos os nutrientes, o carboidrato é o que deve apresentar maior contribuição no valor calórico. A maioria dos estudos com atletas apresentam uma ingestão calórica subestimada. Esse aumento no consumo de carboidratos é fundamental principalmente para a reposição de glicogênio muscular, regeneração das fibras musculares e retardo na fadiga. Sendo assim, é necessário um aporte ideal de carboidrato antes, durante e após o exercício.

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Com relação à proteína, sua necessidade é aumentada devido a uma maior demanda metabólica, sendo essencial um aporte adequado principalmente para a recuperação muscular.

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Outro fator importante é a hidratação dos atletas. Uma hidratação inadequada pode comprometer, de maneira considerável, o desempenho e causar sintomas como fadiga, náuseas e boca seca. Somente a ingestão de água não é o suficiente para a reposição de líquidos e eletrólitos (principalmente para repor sódio e potássio). Repositores à base de carboidratos são bastante indicados.

Quanto aos micronutrientes, os minerais, que têm uma função mais importante no desenvolvimento da atividade, são: magnésio, ferro, zinco, sódio, potássio e cálcio.

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Portanto, se o vôlei faz parte da sua rotina, seja como profissão ou como diversão, não deixe de dar a devida atenção à alimentação para garantir um bom desempenho no esporte, para que assim seu corpo possa reagir de forma positiva a todo o esforço desprendido.

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