Proteja a pele com a sua alimentação

O protetor solar é indispensável para a proteção da pele, mas uma boa alimentação também conta com diversos nutrientes considerados fotoprotetores. Eles ajudam a fortalecer a defesa das células contra radicais livres a que somos expostos nos dias de Sol e assim ficamos protegidos de manchas, vermelhidão, rugas, ressecamento e envelhecimento celular.

As radiações solares podem provocar diversas degradações fotoquímicas da pele, formação de radicais livres e doenças dermatológicas por causar danos ao DNA e ao RNA celular.

A pele depende do fornecimento adequado de nutrientes para manter seu equilíbrio e seu sistema de fotoproteção. Assim, podemos prevenir os efeitos deletérios do sol com uma alimentação adequada e inteligente.

Alimementos com carotenóides, flavonóides, vitaminas C e E, e alguns fitoterápicos são considerados nutrientes e compostos bioativos fotoprotetores. Os carotenóides estão associados ao combate dos radicais livres, estabilizando as moléculas. E, em especial, o betacaroteno, precursor de vitamina A, atua na formação de melatonina, pigmento responsável por dar cor à pele, tornando-se fundamental para a proteção. Por isso, aposte em cenoura, abóbora, mamão, manga e nos vegetais verdes escuros como a couve, espinafre e agrião.

A vitamina E protege as estruturas celulares do ataque de radicais livres, evitando danos à pele. Para garanti-la em seu organismo, inclua azeite, amêndoas, castanhas e ovo em sua alimentação.

pd1

Já a vitamina C participa de diversos processos metabólicos, dentre eles a formação do colágeno, que tem a estrutura de suas fibras quebradas devido à exposição ao sol. Por isso, para manter a pele firme e hidratada é importante consumir goiaba, abacaxi, morango, caju e acerola.

pd2

Os polifenóis neutralizam os radicais livres gerados pela radiação UVA/UVB e protegem a pele contra danos celulares e câncer de pele. Eles estão nas frutas vermelhas, cebolas, chocolate amargo e chá verde.

pele3

Para hidratar a pele, invista no ômega 3 presente na linhaça, em peixes (salmão, sardinha, arenque e atum) e na chia.

pele4

 

O calor exige ainda mais atenção com a nossa saúde! E além de manter uma alimentação balanceada, é essencial visitar um dermatologista regularmente e claro, se hidratar!

 

Leave a Reply