Por que não dar nada além do leite materno até os 6 meses de vida?

Você sabe por que não podemos dar nenhum alimento além do leite materno antes do 6 meses de vida do bebê?

São inúmeras razões, mas hoje vou explicar em tópicos para abrir a mente dos leitores e vamos falando sobre cada um ao longo do tempo. 

– O sistema imunológico do bebê ainda não está maduro o suficiente para receber outros tipos de alimento, pois sua microbiota (bactérias que habitam intestino) está em formação.

pd3


– Ele ainda não produz quantidade suficiente de enzimas, que atuam na digestão, e nem de suco gástrico, que ajuda na digestão e ainda é inadequado neste período. Além disso, os rins ainda não estão maduros para filtrar as impurezas de alimentos. 


– Se a exposição da criança é precoce, as chances de alergias alimentares e doenças crônicas na vida adulta aumentam consideravelmente.

pd2


– O bebê já sustenta o pescoço a partir do 6° mês, facilitando a alimentação oferecida por colher e não apresenta mais o reflexo de protusão da língua, o que favorece a ingestão de alimentos semi-sólidos, pois ele já possui maturidade fisiológica e neurológica.

pd1


Então vamos com calma sem pular as etapas. Converse com seu nutricionista infantil para a introdução alimentar acontecer da melhor forma possível. Por uma geração mais saudável! 

ass_bruna

Leave a Reply