Funcionalidades da Cana de Açúcar

A cana de açúcar é composta por, em média, 70% de água; mas seu principal componente é a sacarose. Seu caldo conserva os nutrientes como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio, vitaminas C e do Complexo B.

O valor nutricional da cana está diretamente ligado ao seu alto teor de açúcar (40 a 50% de açúcares na matéria seca). Em 300 ml, temos em média 230 kcal.

O açúcar contido no caldo de cana é uma ótima fonte para repor a energia gasta durante o treino. Seu consumo também pode ser feito na refeição que antecede o exercício, garantindo melhor desempenho durante toda a atividade. Além da refeição pré-treino, outro bom momento para consumir a cana é na primeira refeição, garantindo toda a energia necessária para as atividades ao longo do dia.

pd-cana2

Quando comparada ao açúcar branco, suas propriedades são similares. A grande diferença é que o refino do açúcar causa a perda de suas propriedades nutricionais. A cana possui um baixo índice glicêmico; seando uma excelente opção de fonte de energia sem gerar grandes picos de insulina no organismo.

Mesmo rica em nutrientes, o consumo da cana deve ser moderado para aqueles que desejam perder peso e evitado por diabéticos e pessoas com quadro de obesidade, devido ao alto teor de açúcar.

A forma mais saudável de consumir a cana é associar a funcionalidade de seu caldo com a de outros alimentos.

pd-cana1

Bater com frutas cítricas, acrescentar fontes de fibras (como sementes e folhas) ou consumir com uma opção de proteína (ovos, carnes e queijos) são boas sugestões para tornar a refeição mais completa e equilibrada.

 

ass_pd_alessandra

Leave a Reply