Entenda os Malefícios do Açúcar
O açúcar refinado é mais do que presente no dia-a-dia do brasileiro, que tem o costume de adoçar bebidas e alimentos mais do que o necessário.
É bem fácil tornar-se dependente do açúcar, pois sua absorção é rápida e ao chegar ao cérebro, tem ação tranquilizante por meio da liberação do triptofano, que se converte em serotonina, nosso hormônio do bem estar.
O problema é o processo que ele sofre para ficar branco e soltinho. Quando extraído da natureza, é submetido ao refino, que utiliza inúmeros produtos químicos. É neste momento em que fibras, sais minerais, proteínas e outros nutrientes são eliminados, resultando em um produto químico cheio de “calorias vazias”.
Veja quais são os outros prejuízos do açúcar:
- Piora seu sistema imunológico e prejudica suas defesas contra doenças infecciosas;
- Desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo, ou seja, provoca deficiência de cromo e cobre e interfere na absorção de cálcio e magnésio;
- Pode provocar um aumento rápido de adrenalina, levando a hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade em crianças;
- Provoca aumento significativo na concentração do colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo o colesterol bom;
- Provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos;
- Aumenta a concentração sanguínea de glicose em jejum e pode levar à hipoglicemia de rebote;
- Pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal como gastrite, indigestão, má absorção, flatulências…
- Envelhecimento precoce;
- Contribui para o ganho de peso e inflamação do corpo;
E a sobremesa? Ela é vilã? O que podemos fazer para deixá-la mais saudável?
Se consumida na hora e na quantidade certa, não será ela quem lhe fará mal, mas é claro que quanto mais saudável, melhor. Podemos incluir e/ou substituir alguns ingredientes como: