Pessoas acima do peso correm mais risco com o Covid-19!
Depois de um ano de pandemia, já aprendemos algumas coisas sobre a Covid-19. Um desses aprendizados diz respeito aos fatores que nos deixam mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença, como é o caso do sobrepeso e da obesidade, por exemplo.
Segundo autores, o excesso de gordura no corpo é associado a disfunções do sistema imunológico, inflamação crônica, resistência à insulina, comprometimento estrutural e funcional dos pulmões, coração e do tecido endotelial (isto é, aquele que reveste nossos vasos sanguíneos), risco aumentado de trombose, além de disfunção hepática e renal. Todas essas anormalidades conferem uma propensão maior de desenvolver Covid-19 grave.
Isso reforça que, nesse momento que estamos vivendo, além dos cuidados básicos de higiene e distanciamento social para evitar a contaminação pelo vírus, é importante também manter os bons hábitos (alimentação saudável, exercício físico, sono de boa qualidade etc) e, de preferência, evitar o ganho de peso – essa já é uma grande vitória!
COVID-19 and obesity: the meeting of two pandemics. Arch Endocrinol Metab. 2021;65/1.