Será que meu filho come direito? Conheça um pouco do que cada faixa etária precisa!
A criança entre dois e sete anos incompletos está fase pré-escolar, caracterizada pela estabilização do crescimento estrutural e do ganho de peso. Esta é a fase em que mais se desenvolve a capacidade de selecionar os alimentos através do sabor, cor, experiências sensoriais e texturas. Essa escolha dos alimentos sofre influência direta dos hábitos alimentares da família. As crianças observam e imitam os pais, cuidadores e outras pessoas em suas escolhas.
A recusa a experimentar novos alimentos também é bem comum nessa fase, por isso é muito importante ter paciência e compreensão. Há ainda uma redução na necessidade energética quando comparada a bebês de zero a dois anos.
Já a fase escolar é contemplada por crianças de 7 a 10 anos incompletos. Aqui, temos um maior crescimento com consequente aumento das necessidades nutricionais, pois há uma alta demanda energética devido à intensa atividade física e mental. É comum que a criança fique com o apetite aumentado, pois ela passa a ter um alto gasto energético. Por isso é importante reforçar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada com a família.
Por fim, mas não menos importante, a adolescência se estende dos 10 aos 20 anos. Ela engloba diversas mudanças, tanto físicas, quanto mentais. A estatura aumenta, a maturação sexual, modificações corporais, sociais e emocionais acontecem. Com tantas transições é fundamental que a alimentação contemple alimentos ricos em nutrientes tais como: proteína, zinco, ferro, cálcio, vitamina D, gorduras boas e fontes de energia saudáveis (frutas, raízes, cereais integrais, leguminosas) para que desenvolvimento aconteça de forma saudável.
Que cada fase tenha sua devida rotina alimentar para uma longevidade saudável!