Dicas para a sua #SegundaSemCarne
O movimento #SegundaSemCarne é um ótimo incentivo para reduzir a ingestão de toxinas, aumentar a ingestão de nutrientes e estimular a alimentação alcalina, que favorece a desintoxicação. Além dos benefícios nutricionais, ainda impactamos positivamente o meio ambiente, mas é preciso ter atenção às escolhas para não carecer de nutrientes essenciais ao corpo.
Estas são algumas dicas que dou aos meus clientes que não consomem proteína animal:
– Escolha boas fontes de proteína vegetal: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e quinoa. Sempre as deixem de molho por 12 horas para cozinhar normalmente para reduzir saponinas e eliminar fitatos que dificultam a absorção de nutrientes importantes para os vegetarianos como zinco, cálcio e ferro.
– Inclua folhas verde escuras no prato como agrião, rúcula, espinafre e mostarda, pois elas são fontes de cálcio, magnésio e ferro.
– Para otimizar a digestão da refeição e facilitar a absorção do ferro, consumam frutas fontes de vitamina C como acerola, limão, tangerina e morango em saladas salgadas pra quem gosta de misturar doce com salgado, ou mesmo em saladas de frutas nos lanches intermediários.- Priorize o consumo de brotos, pois eles têm a digestão facilitada e maior biodisponibilidade dos nutrientes por serem germinados. O broto de alfafa, por exemplo, é uma das melhores opções digestivas!
– Muito cuidado com excesso de carboidrato! É super comum compensar a “fome” com fontes de carbo, por isso fique atento à salada e à proteína vegetal que você usará quando retirar a proteína animal.
– Metade do prato deve ser de salada e legumes, pois eles garantem boa quantidade de fibras e magnésio.
– A soja, tão comum nos pratos de veganos e vegetarianos, deve ser consumida na forma fermentada, como no tofu, por exemplo. A versão em grãos normalmente tem digestão difícil e apresenta componentes que dificultam a absorção de proteína e minerais.E pra quem gosta de experimentar novos sabores na cozinha, aí vai uma receita de hambúrguer vegetariano:
Ingredientes:
250g de grão de bico cozido e bem escorrido;
3 colheres de sopa cheias de amaranto em flocos;
1 colher de sopa de abóbora japonesa cozida e espremida;
1 colher de café de tahine;
1 colher de sopa de cheiro verde picado;
1 dente de alho socado;
Noz moscada ralada;
Preparo: Processe o grão de bico e misture os demais ingredientes com a mão. Deixe na geladeira de uma noite pra outra para que a massa absorva todos os temperos. No dia seguinte, modele em forma de hambúrguer. Levar à frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou azeite e deixe dourar bem de um lado e depois do outro, sem mexer para não quebrar. Monte a seu critério com saladas, molhos e pães sem glúten. 🙂
Eu tenho lúpus eritematoso sistemático
Qual a melhor maneira de fazer uma alimentação saudável para min