Recomendações nutricionais para jogar futebol
A principal característica metabólica do futebol é o exercício intermitente e a intensidade do esforço físico, que depende do posicionamento do atleta no jogo. Um bom acompanhamento nutricional esportivo pode melhorar o desempenho e proporcionar uma reserva de glicogênio muscular, que também dependerá de fatores como intensidade do jogo, condicionamento físico, temperatura ambiente e o plano alimentar pré competição.
O principal nutriente para os jogadores é o carboidrato, que deve andar de mãos dadas com uma hidratação adequada, já que a modalidade não permite intervalos regulares para a reposição de água e eletrólitos.
A recomendação é que todo praticante inicie o jogo bem hidratado, com ingestão de água enriquecida com alguma fonte de carboidrato – frutas ou algum suplemento específico como maltodextrina, frutose ou palatinose. A ingestão do carbo horas antes do jogo é muito importante para que haja reserva de glicose e consequentemente, o aumento do desempenho físico durante a competição.
E para a reposição do glicogênio, recomenda-se o consumo desse nutriente junto com uma quantidade adequada de proteína após o jogo para a recuperação e ganho muscular.
A alimentação específica e individual é essencial para os jogadores, já que deficiências de micronutrientes essenciais (vitaminas/minerais) e do sistema imune são comuns entre eles, principalmente pelo desgaste muscular, sudorese intensa e mudanças na rotina como viagens e cardápios diferentes.
Então, se você pratica o esporte profissionalmente ou como hobby, não deixe de se alimentar e suplementar nutrientes de forma estratégica para o seu corpo responder à altura do esforço necessário.